sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DICAS DE ESTUDO...

 

Dicas de estudo para trabalho individual

Antes de se municiar nos estudos com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.
Com o tema delimitado, é hora de estudar as informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar e estudar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.

Dicas: Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar e para o estudo, mas também mais fáceis de perder.
Se preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do material – nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura. Assim, vá em frente com essas dicas de estudo: leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.
Redação final: A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que estudou e entendeu dos textos analisados. Saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!
Dicas: A partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo e estudando coisas que estão além do que foi proposto
Depois de tudo escrito, faça um estudo do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa a estudar.
Arremates finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto, vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para estudar e desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet. 

QUER MAIS DICAS:
 http://noticias.r7.com/educacao/noticias/plano-nacional-da-educacao-e-aprovado-na-ccj-20130925.html

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Escola ensina programação de games para crianças

Com oito anos elas aprendem sobre códigos e criam jogos
Games2Divulgação
Desafio é manter a concentração das crianças, por isso as aulas precisam ser mais lúdicas
Em diferentes países aulas de programação já são obrigatórias no currículo do ensino fundamental. Já no Brasil, os estudantes começam a fazer cursos na área geralmente depois do ensino médio, mas a realidade começa a mudar e crianças de oito anos já criam jogos e aprendem a linguagem dos códigos.
Segundo o coordenador pedagógico da Startup Cursos, André Bechara, o maior desafio é manter a concentração das crianças, por isso as aulas precisam ser mais lúdicas.
— O curso precisa ter resultados rápidos, linguagem mais lúdica e muitos personagens. É necessário contar a história, bem diferente de um curso para adultos.

Censo revela crescimento do número de matrículas no ensino superior em 2012

Crescimento foi maior nas universidades públicas em comparação às particulares

O ensino superior no Brasil atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. Desse total, o número de matrículas nas instituições públicas chegou a 1.087.413 e, nas privadas, a 5.140.312. Nas escolas privadas, houve crescimento de 3,5% e, nas públicas, de 7%. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgado nesta terça-feira (17) pelo MEC (Ministério da Educação).

— O setor privado é maior, mas foi o setor público que sustentou o crescimento — disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Levando-se em consideração graduação e pós-graduação, as matrículas somaram 7.261.801.

— Temos 7,2 milhões na universidade e 7 milhões no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] querendo entrar. Apesar de toda a expansão no ensino superior, temos um número igual [aos que estão no ensino superior] batendo na porta, querendo entrar.

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/censo-revela-crescimento-do-numero-de-matriculas-no-ensino-superior-em-2012-20130917.html

 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
( Anísio Teixeira )
 

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)


Platão
Um dos pensadores mais influentes de todos os tempos, Platão foi discípulo de Sócrates. Escreveu obras que são conhecidas até hoje.

Frases e Pensamentos de Platão


  • O livro é um mestre que fala mas que não responde.

  • A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.

  • Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.

  • Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

  • Quando a mente está pensando, está falando consigo mesma.

  • "Aprender é mudar posturas"

  • Devemos aprender durante toda a vida , sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.

  • Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.

  • De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.

  • Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

  • Os sábios falam porque têm algo a dizer. Os tontos falam porque precisam dizer algo.

  • Logo penso, logo existo.


QUADRINHOS !.

A Caverna de Platão Por Mauricio de Souza





domingo, 15 de setembro de 2013

CORDEL ....


FALANDO EM EDUCAÇÃO !.

  1. Foto













Olha como é educado ! !.


E o ser humano não consegue aprender...

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CGE ?.



Sobre nós

A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma coligação internacional de organizações não governamentais, sindicatos, instituições escolares e movimentos sociais de todos os tipos, empenhada na promoção do direito à educação. Esta coligação nasceu em 1999 com o propósito de exigir dos governos o acesso e o usufruto do direito à educação para todos e todas. Reclama que se ponham em prática todas as declarações que emergiram de fóruns e cimeiras internacionais até à data. Em Portugal, a CGE é implementada por uma plataforma de organizações da sociedade civil.

A Campanha Global pela Educação (CGE) é um movimento da sociedade civil que trabalha para por termo à crise na educação.


Os nossos princípios 

A CGE move-se pela convicção de que a educação de qualidade para todos é um objectivo exequível, e pela preocupação com o imenso custo que pode advir da incapacidade de satisfazer o direito à educação.


A CGE acredita que, numa economia cada vez mais baseada no conhecimento, a exclusão da educação traduzir-se-á no crescimento da pobreza, desigualdade e privação.

A CGE compromete-se a realizar a sua missão com objectividade, transparência e responsabilidade e a actuar de acordo com as normas e procedimentos democráticos em todos os seus projectos e acções.

Acreditamos que:
  • A Educação é um direito humano universal
  • A Educação é fundamental para a redução da pobreza e para o desenvolvimento humano sustentável
  • A Educação é uma das principais responsabilidades do Estado
  • A Educação pode ser alcançada se os governos mobilizarem a vontade política e os recursos disponíveis.

 http://www.campaignforeducation.org/pt/









REFORÇO ESCOLAR

Venha para o que há de melhor em reforço escolar!!!

Aesj Facam ESTAR COM MATRICULAS ABERTAS NO "PARAÍSO INFANTIL"

Não perca mais tempo, entre em contato 98.3473-0382/8146-8707 e agende um horário! Excelentes professoras e horários flexí...veis.

Paraíso Infantil- reforço escolar é tudo que seu filho precisa para superar suas dificuldades. Pague somente 120,00 reais pelo que há de melhor em reforço escolar!!!! Evilene Guerra, Luciana Carvalho vem colocar o Filhote, Luzia Dias, Josenildo Mesquita Coelho, Jaira Sampaio vem colocar o Jean Filho, Beth Cunha Cunha trás a Princesa para Conhecer! Carol Santana kd o João e a Maria para Conhecer o Paraíso Infantil.
Ver mais
(4 fotos)

sábado, 14 de setembro de 2013

Fotos de Coelho Neto.

Segundo o censo 2012, Coelho Neto é uma cidade  com 47 mil habitantes.

Igreja de Nossa Senhora de Santana / Centro



Balão de Coelho Neto


Centro de Coelho Neto


Coelho Neto vista do alto / abaixo uma  Praça - Centro

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SUA OPINIÃO .


 O que você acha da inclusão digital na pré-escola?.

Diferença entre uma redação dissertativa e uma redação argumentativa.

  
  • Redação Dissertativa: Esse texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.
  • Redação Argumentativa: Esse texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor. 
  • Redação Dissertativa-Argumentativa: Esse texto é composto pela junção dos dois tipos apresentados acima, o dissertativo e o argumentativo. Isso significa que um texto que, ao mesmo tempo, explique um tema e instigue o leitor a seguir a opinião do autor, é considerado como dissertativo-argumentativo.
 Quer saber mais sobre redação?!. Acesse o site:

VOCÊ SABIA?


Você sabia que no Brasil, o ensino a distância apareceu somente nos anos sessenta e que as aulas eram transmitidas por rádio, com algum material impresso. E que o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor foram os maiores responsáveis pelo ensino a distância no Brasil, e com grandes variedades de cursos, como: técnico em eletrônica, secretária, técnico em contabilidade dentre outros.

Se você quiser ler mais sobre esse assunto acesse o site brasilescola: http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-distancia.htm


Você sabia que atualmente , são necessários mais 18 milhões de professores em todo o mundo para se atingir o ensino primário universal até 2015.  E nenhum país conseguiu até agora um crescimento rápido e contínuo sem ter primeiro 40% da sua população alfabetizada.

COMUNICADO



PNAIC

A SEMEC, através da Coordenação do PNAIC, iniciou ontem no Teatro Municipal o Primeiro Seminário do programa com apresentações de atividades desenvolvidas em sala de aula das Escolas do Campo e da Cidade.